sexta-feira, 31 de agosto de 2007

O banho de mar na Ilha (só por curiosidade)

Em Florianópolis, o banho de mar foi visto como uma forma de lazer muito depois do que imaginamos. Apesar de belissimas, somente a partir da segunda década do século XX, os moradores começaram a pensar nas praias como divertimento e refrigério contra o excessivo calor.
O termo "lazer" (e o próprio ato) não era empregado pelos trabalhadores da Ilha, sendo que não tinham direito às férias e trabalhavam 12 horas por dia. Somente em 1930, no governo de Getúlio Vargas, os trabalhadores ganharam seu ministério. Os dias de descanso se resumiam em dias santos, e nestes, não era permitido muito mais que uma procissão ou uma novena.
A necessidade de lazer cresceu junto à urbanização, e era justamente o homem da cidade quem procurava as praias para sua distração. O homem do campo ainda não procurava o lazer, não eram, na grande parte, assalariados; o sistema do escambo prevalecia.
O Desterro no século XVIII era dividida em funções militares administrativas e pesca, da mesma forma que é feito hoje: tarrafeando com a água no máximo até a cintura. Ironicamente, grande parte dos pescadores ainda não sabem nadar nos dias de hoje.

Um comentário:

bel colucci disse...

Meu Deus, Carol! Você realmente é inusitada!

Um brinde ao inusitado! Um brinde à Carol! Eeeee